Olá! Seja bem-vindo(a) ao Blog do Núcleo de Formação Regional de Colatina-ES. Esse espaço é destinado para divulgação das ações desenvolvidas no NFR, SRE Colatina e nas Escolas.


EEEFM DR. JONES DOS SANTOS NEVES

ALUNA DE BAIXO GUANDU VAI REPRESENTAR O ESPÍRITO SANTO NO SENADO



A estudante Juliana Prudêncio de Souza, da Escola Estadual Doutor Jones dos Santos Neves, em Baixo Guandu, será a representante do Espírito Santo no Programa Senado Jovem Brasileiro. Ela e outros 26 alunos do Brasil, um por Unidade da Federação, foram selecionados para vivenciar, entre os dias 17 e 22 de novembro, em Brasília, o processo de discussão e elaboração das leis do país, simulando a atuação dos senadores da República.
Essa vitória foi conquistada com uma rotina de estudos e trabalho aliada à disciplina. Juliana conta emocionada como foi conquistar esse resultado. “Fiquei muito feliz com a minha colocação. Não esperava ser classificada, foi uma surpresa para mim. Minha mãe estava do meu lado quando recebi a notícia e ela está muito orgulhosa”, destaca.
“Eu estudo e trabalho, mas faço questão de separar um momento do meu dia para revisar matéria e me preparar para as provas. Quando decidi participar do concurso fiz pesquisas na Internet sobre o Senado. Aproveitei que estamos em ano de eleição e me aprofundei nesse assunto”, explica Juliana.
A aluna lembra que a escola teve um papel importante para a obtenção da classificação. “Eu estudo em uma escola onde sou apoiada pelos amigos e professores. Ali encontrei motivação para me dedicar a esses projetos. Eles sempre me ajudaram em todos os momentos que precisei e tiveram uma participação fundamental nessa conquista”.
Com o sonho de se formar em Direito, Juliana diz que estar entre os finalistas do concurso só reforçou esse sonho e mostrou a ela que é capaz. “Durante a produção do texto fui me interessando sobre o tema e sobre essa área que é tão importante para a construção do país”.
A professora e orientadora da estudante, Verônica Martinelli Fernandes Andreata, participou de todo processo e comemora. “A sensação é de transformação e dever cumprido. Já tenho 50 anos de idade e 28 deles dediquei ao magistério. Ver trabalhos assim e participar dessas conquistas é uma motivação para continuar me dedicando a educação. A alegria da classificação envolveu toda escola e meu troféu é ver os alunos criando novas oportunidades de crescimento”, ressalta.
A técnica de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), Silvana de Oliveira Medeiros, explica que a participação de estudantes em concursos colabora para o desenvolvimento na produção escrita e contribui para a promoção de um olhar crítico à sociedade em que vivemos. “Participar de concursos culturais nos torna vencedores, pois abrimos a porta da escola para debates que acontecem em nível nacional”, finaliza.
O Concurso
O Programa Senado Jovem Brasileiro é uma iniciativa do Senado Federal que engloba o Projeto Jovem Senador e o Concurso de Redação do Senado Federal. O objetivo é levar conhecimento sobre a estrutura e o funcionamento do Poder Legislativo no Brasil e estimular o relacionamento permanente dos jovens cidadãos com a instituição.

A ação é destinada a estudantes matriculados em escolas públicas estaduais que tenham até 19 anos de idade. Neste ano, para participar, os estudantes precisavam escrever uma redação, entre 20 e 30 linhas, sobre o tema “Se eu fosse senador...”.

A primeira etapa da seleção aconteceu nas próprias escolas, que selecionavam um texto para representar a unidade de ensino. Depois, as produções selecionadas eram encaminhadas à Secretaria da Educação, que ficou responsável por selecionar três redações para concorrer à vaga nacional.

Com textos de todo o Brasil, a Comissão Julgadora do Senado Federal classificou 27 finalistas. Deste total, três foram as grandes vencedoras nacionais do concurso. Todos os alunos finalistas receberão um microcomputador portátil, além de certificado de classificação no concurso e medalha. E as escolas não ficarão de fora. As unidades em que estudam os 27 alunos finalistas receberão um kit com publicações das Edições Técnicas do Senado Federal, documentários produzidos pelos veículos de comunicação do Senado pertinentes ao ensino médio e certificado de participação.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação/Sedu
Rovena Storch/ Soraia Canal/ Gustavo Rosa
Tels: 27 3636 -7705/ 3636-7706
E-mail: rsdamasceno@sedu.es.gov.br/ sccanal@sedu.es.gov.br/ gprosa@sedu.es.gov.br/ cmppimentel@sedu.es.gov.br
Texto: Cinthia Pimentel
Twiter: @sedu_es
Facebook: www.facebook.com/SeduES



Nenhum comentário: