Olá! Seja bem-vindo(a) ao Blog do Núcleo de Formação Regional de Colatina-ES. Esse espaço é destinado para divulgação das ações desenvolvidas no NFR, SRE Colatina e nas Escolas.

EEEFM David Roldi

Projeto de matemática
ALÈM DO CÁCULO
Ernane Luis Angeli Luxinger
São Roque do Canaã
2013

Professor: Ernane Luis Angeli Luxinger
e-mail : ernane.angeli@hotmail.com
Escola:EEEFM “David Roldi” São Roque do Canaã – ES
Série: 1º ano do  Ensino Médio.
Pré- requisitos : leitura, interpretação matemática raciocínio lógico.
Duração: 1 aula mensal, durante 11 meses (Período Letivo).
Palavras Chaves/Conteúdo: Lógica
Interdisciplinaridade: Português (leitura e interpretação), Física (resolução de cálculos), Educação física ( Prática do jogo xadrez).

Introdução
A Matemática na maioria das vezes é vista como uma disciplina pronta e acabada, sem espaço para a criatividade. Isso acaba gerando uma grande aversão e a mesma passa a ser vista como uma das grandes responsáveis pelo fracasso escolar. Diante desse quadro é necessário que pensemos em alternativas metodológicas através de ações efetivas que resultem numa reversão do panorama atual. Pensando em contribuir com o processo de ensino e aprendizagem da Matemática e articulando o ensino, o projeto “ALÉM DO CÁLCULO”,vem através do raciocínio lógico, prender a atenção dos alunos, envolvendo-os em atividades que proporcionam a criatividade e a terem uma nova visão da matemática.  O raciocínio lógico é uma ferramenta indispensável para a realização de muitas tarefas específicas em quase todas as atividades humanas, pois é fundamental para a estruturação do pensamento na resolução de problemas. Assim, é imprescindível selecionar atividades que incentivem os alunos a resolver problemas, tomar decisões, perceber regularidades, analisar dados, discutir e aplicar idéias. Para desenvolver o raciocínio é fundamental deixar o aluno escolher livremente o método que vai utilizar. De nada adianta ensinar-lhes a resolver um problema, porque, se eles não pensam por si mesmos, os próximos já não saberão fazer. O raciocínio necessário para resolvê-los precisa ser exigido em situações novas e variadas, para que seja exercitado e se desenvolva. As atividades propostas devem estar sempre relacionadas com situações que tragam desafios e levantem problemas que precisam ser resolvidos, ou que dêem margem à criação e devem permitir que os alunos se sintam capazes de vencer as dificuldades com as quais se defrontam e de tomar a iniciativa para resolvê-las de modo independente. Nesse tipo de atividade, os alunos são tratados como indivíduos capazes de construir, modificar e integrar idéias. Para tanto, precisam ter a oportunidade de interagir com outras pessoas, com objetos e situações que exijam envolvimento, dispondo de tempo para pensar e refletir acerca de seus procedimentos. Percebendo o próprio progresso, eles se sentem mais estimulados a participar ativamente das atividades propostas. “O Raciocínio Lógico é cheio de desafios e prepara o ser humano para o próximo milênio. Até agora tivemos o século das máquinas e da tecnologia. O primeiro século do próximo milênio vai ser o do pensar.Vai vencer aquele que tiver instrumentais,pensamentos lógicos, quem for criativo e inovador.” (Jonofon Sérates, Isto É)

Objetivos

Objetivo Geral

O objetivo geral deste projeto é uma contribuição para o desenvolvimento de novas estratégias de ensino, que visam a melhoria no ensino da matemática. É claro, a melhoria do ensino depende de inúmeros fatores e este projeto é apenas uma contribuição pontual. Na nossa visão, várias ações devem ser consideradas para realizar esta melhoria. Ente elas, este projeto propõe a adoção dos seguintes temas:
Ensino de Lógica e argumentação Lógica.
Desenvolver, nos estudantes, capacidade de análise crítica de argumentos lógicos e, portanto, o aprimoramento do raciocínio lógico. Neste contexto, os estudantes deverão aprender os fundamentos de Lógica e de argumentação Lógica.
Vivenciar os conceitos adquiridos.
Incentivar os estudantes, à prática dos conceitos de Lógica e argumentação Lógica.
Estimular a utilização, no dia-dia, da análise crítica de argumentos e de resolução de problemas em geral.
Estímulo a atitudes pró-ativas no desenvolvimento do raciocínio.
Estimular os estudantes a atitudes que possibilitam o desenvolvimento do raciocínio, da criatividade.

Objetivos específicos
Ensinar Matemática através de desafios;
Motivar o interesse e a curiosidade;
Ampliar o raciocínio lógico;
Desenvolver a criatividade;
Melhorar a interpretação de texto;
Propor idéias criativas;
Observar e perceber coisas que não são percebidas pelos demais;
Aumentar a atenção e a concentração;
Desenvolver antecipação e estratégia;
Trabalhar a ansiedade;
Praticar as habilidades;
Melhorar o relacionamento aluno-aluno e aluno-professor;
Estimular a discussão e o uso de estratégias matemáticas:
Reduzir a descrença na autocapacidade de realização.

Justificativa
O ensino de Matemática vem se tornando cada vez mais defasado em propostas que motivemos o crescimento intelectual do aluno. E cada vez mais é exigido dele que pense e apresente soluções para os mais variados problemas do cotidiano. Em decorrência disso, faz-se necessário propor atividades periódicas que permitam que o aluno aprenda a pensar, desenvolvendo e ampliando, assim, a sua habilidade de raciocínio.

Metodologia
Para que o ensino da Matemática contribua para a formação global do aluno, a qual tem como objetivo maior a conquista da cidadania, é fundamental a exploração das suas habilidades através de atividades que sejam significativas para o processo ensino-aprendizagem. Foram selecionados 36 jogos de raciocínio lógico, de níveis fácil, médio e difícil, que despertassem a curiosidade e proporcionassem a interação entre os alunos e a discussão acerca dos resultados. Essas atividades foram divididas semanalmente  com  resolução individual usando essa metodologia na resolução de exercícios de raciocínio, todos os envolvidos podem estruturar e dar ordem ao seu pensamento, para que consiga atingir um nível de abstração mais elevado. Durantes as aulas, os alunos foram desafiados a resolverem os problemas de forma espontânea e sendo avaliados ao término de cada atividade, proporcionando ao aluno um maior interesse pelas atividades propostas.

Material usado
Peças do tangram;
Jogos de xadrez;
Palitos;
Moedas;
Cartolina;
Quebra- cabeças de madeira;
Jogos matemáticos;
Softwares matemáticos;
 Laboratório de informática;
Cronograma de aplicação das atividades do  projeto

Torre de Hanoi
Teste de QI
Jogo dos pontos
Jogo dos números
Sudoku
X doku
Tangram
xadrez
Quebra cabeças de madeira
Feira de matemática
Meses de aplicação










Fevereiro
X









Março

X








Abril


X







Maio



X






Junho




X
X




Julho






X



Agosto







X


Setembro







X


Outubro








X

Novembro








X

Dezembro









X

Alguns jogos aplicados
Torre de Hanói
Objetivo:
Passar as anilhas entres os eixos de modo que as maiores se mantenham abaixo das menores.


 Quebra- cabeças de madeira

Objetivo:
Montar e desmontar figuras de madeira com devidos encaixes.


Tangram
Objetivo:
Com as 7 peças do tangram montar figuras geométricas, desenvolvendo a visão geométrica dos alunos.


Jogo dos pontinhos
Objetivo:
Fechar o  maior  número de quadrados unindo 2 pontos com um reta.


Sudoku
“X” doku
Objetivo:Colocar os números de 1 à 9 seguindo a regra de que eles  não poderão se repetir na mesma  linha e na mesma coluna.


Xadrez
Objetivo:
Usando as regras existentes de cada peça vencer o jogo através  do “xeque mate”.
Peão: anda para frente e captura na diagonal;
Cavalo: ando em forma de “L”;
Bispo: se movimenta somente  na diagonal;
Torre: movimenta-se na vertical e horizontal;
Dama: movimenta-se  na vertical , horizonte e diagonal;
Rei: movimenta-se na vertical, horizontal e diagonal apenas uma casa de vez.


Teste de QI Japonês
Objetivo:
Atravessar as pessoas para o outro lado do rio seguindo as regras:
1, No máximo duas pessoas podem passar de cada vez
2, O pai não pode ficar com nenhuma das meninas sem a presença da mãe
3, A mãe não pode ficar na presença dos meninos sem a presença do pai
4, A rapariga de cabelo ruivo que está presa não pode ficar na presença de nenhum dos membros da família sem a presença do polícia
5, Só os polícias e os pais podem conduzir a jangada


24 Peças

Objetivo:
Colocar os números em ordem usando o espaço vazio para movimentar as peças.




Conclusão
É preciso propor atividades que despertem o interesse do aluno pela Matemática para que as aulas sejam muito mais aproveitadas, tanto pelos alunos como pelos professores.
Já que as atividades de raciocínio são importantes, devemos ocupar um horário dentro do
Planejamento, de modo a permitir que o professor possa explorar todo o potencial dos alunos, os processos de solução, os registros e as discussões sobre possíveis caminhos que poderão surgir. Os professores têm que parar de achar que estão lidando com máquinas, computadores programados para receber milhares de informações ao mesmo tempo. Pois é quase impossível se manter um computador funcionando quando este está sobrecarregado de informações, pois o seu espaço de memória livre fica quase nulo.
É preciso criar oportunidades para um aprendizado mais significativo para o aluno, para que o processo ensino-aprendizagem se efetive de modo satisfatório para professores e alunos. O sucesso se constrói dia após dia. É preciso estudar sempre, buscar aprender algo novo 24 horas por dia, todos os dias da semana. O desenvolvimento da intuição, da percepção e do discernimento será cada vez mais requisitado aos que pretendem se manter na posição de líderes. Assim, os professores precisam crescer constantemente, acompanhar a evolução dos tempos, para atingir seus objetivos como educadores. A culminância  desse  projeto é a realização da “ FEIRA DE MATEMÁTICA” onde os alunos podem expor as atividades que foram desenvolvidas durante todo o ano letivo.
“Se não morre aquele que escreve um livro ou planta uma árvore,
com mais razão não morre o EDUCADOR,
que semeia vida e escreve na alma de seus educandos.”
(Bertold Brecht)
Referências Bibliográficas
Imenes, Luiz Márcio. Vivendo a Matemática: Problemas Curiosos. Editora Scipione, 2001.
Tosatto, Cláudia Miriam & Peracchi, Edilaine do Pilar Fernandes & Estephan, Violeta Maria.
Matemática: Idéias e Relações. Editora Positivo, 2002.
http://www.exatas.hpg.ig.com.br/desafio.htm
http://www.portalmatematico.com
http://www.somatematica.com.br/desafios.php
PCN’s – Ensino Médio.
Apostilas Lógica – Concurso Público – Editora Lógica I. N. C. LTDA.

Atravessar as pessoas para o outro lado do rio seguindo as regras:
1, No máximo duas pessoas podem passar de cada vez
2, O pai não pode ficar com nenhuma das meninas sem a presença da mãe
3, A mãe não pode ficar na presença dos meninos sem a presença do pai
4, A rapariga de cabelo ruivo que está presa não pode ficar na presença de nenhum dos membros da família sem a presença do polícia
5, Só os polícias e os pais podem conduzir a jangada


Conclusão
É preciso propor atividades que despertem o interesse do aluno pela Matemática para que as aulas sejam muito mais aproveitadas, tanto pelos alunos como pelos professores.
Já que as atividades de raciocínio são importantes, devemos ocupar um horário dentro do
Planejamento, de modo a permitir que o professor possa explorar todo o potencial dos alunos, os processos de solução, os registros e as discussões sobre possíveis caminhos que poderão surgir. Os professores têm que parar de achar que estão lidando com máquinas, computadores programados para receber milhares de informações ao mesmo tempo. Pois é quase impossível se manter um computador funcionando quando este está sobrecarregado de informações, pois o seu espaço de memória livre fica quase nulo.
É preciso criar oportunidades para um aprendizado mais significativo para o aluno, para que o processo ensino-aprendizagem se efetive de modo satisfatório para professores e alunos. O sucesso se constrói dia após dia. É preciso estudar sempre, buscar aprender algo novo 24 horas por dia, todos os dias da semana. O desenvolvimento da intuição, da percepção e do discernimento será cada vez mais requisitado aos que pretendem se manter na posição de líderes. Assim, os professores precisam crescer constantemente, acompanhar a evolução dos tempos, para atingir seus objetivos como educadores. A culminância  desse  projeto é a realização da “ FEIRA DE MATEMÁTICA” onde os alunos podem expor as atividades que foram desenvolvidas durante todo o ano letivo.
“Se não morre aquele que escreve um livro ou planta uma árvore,
com mais razão não morre o EDUCADOR,
que semeia vida e escreve na alma de seus educandos.”
(Bertold Brecht)


Referências Bibliográficas
Imenes, Luiz Márcio. Vivendo a Matemática: Problemas Curiosos. Editora Scipione, 2001.
Tosatto, Cláudia Miriam & Peracchi, Edilaine do Pilar Fernandes & Estephan, Violeta Maria.
Matemática: Idéias e Relações. Editora Positivo, 2002.
http://www.exatas.hpg.ig.com.br/desafio.htm
http://www.portalmatematico.com
http://www.somatematica.com.br/desafios.php
PCN’s – Ensino Médio.
Apostilas Lógica – Concurso Público – Editora Lógica I. N. C. LTDA.








 


 

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