Projeto
de matemática
ALÈM
DO CÁCULO
Ernane Luis Angeli
Luxinger
São Roque do Canaã
2013
Professor: Ernane Luis Angeli
Luxinger
e-mail : ernane.angeli@hotmail.com
Escola:EEEFM “David Roldi” São Roque
do Canaã – ES
Série: 1º ano do Ensino Médio.
Pré- requisitos : leitura,
interpretação matemática raciocínio lógico.
Duração: 1 aula mensal, durante 11
meses (Período Letivo).
Palavras Chaves/Conteúdo: Lógica
Interdisciplinaridade: Português
(leitura e interpretação), Física (resolução de cálculos), Educação física (
Prática do jogo xadrez).
Introdução
A Matemática na
maioria das vezes é vista como uma disciplina pronta e acabada, sem espaço para
a criatividade. Isso acaba gerando uma grande aversão e a mesma passa a ser
vista como uma das grandes responsáveis pelo fracasso escolar. Diante desse
quadro é necessário que pensemos em alternativas metodológicas através de ações
efetivas que resultem numa reversão do panorama atual. Pensando em contribuir
com o processo de ensino e aprendizagem da Matemática e articulando o ensino, o
projeto “ALÉM DO CÁLCULO”,vem através do raciocínio lógico, prender a atenção
dos alunos, envolvendo-os em atividades que proporcionam a criatividade e a
terem uma nova visão da matemática. O
raciocínio lógico é uma ferramenta indispensável para a realização de muitas
tarefas específicas em quase todas as atividades humanas, pois é fundamental
para a estruturação do pensamento na resolução de problemas. Assim, é
imprescindível selecionar atividades que incentivem os alunos a resolver
problemas, tomar decisões, perceber regularidades, analisar dados, discutir e
aplicar idéias. Para desenvolver o raciocínio é fundamental deixar o aluno
escolher livremente o método que vai utilizar. De nada adianta ensinar-lhes a
resolver um problema, porque, se eles não pensam por si mesmos, os próximos já
não saberão fazer. O raciocínio necessário para resolvê-los precisa ser exigido
em situações novas e variadas, para que seja exercitado e se desenvolva. As atividades
propostas devem estar sempre relacionadas com situações que tragam desafios e
levantem problemas que precisam ser resolvidos, ou que dêem margem à criação e
devem permitir que os alunos se sintam capazes de vencer as dificuldades com as
quais se defrontam e de tomar a iniciativa para resolvê-las de modo
independente. Nesse tipo de atividade, os alunos são tratados como indivíduos
capazes de construir, modificar e integrar idéias. Para tanto, precisam ter a
oportunidade de interagir com outras pessoas, com objetos e situações que
exijam envolvimento, dispondo de tempo para pensar e refletir acerca de seus
procedimentos. Percebendo o próprio progresso, eles se sentem mais estimulados
a participar ativamente das atividades propostas. “O Raciocínio Lógico é cheio
de desafios e prepara o ser humano para o próximo milênio. Até agora tivemos o
século das máquinas e da tecnologia. O primeiro século do próximo milênio vai
ser o do pensar.Vai vencer aquele que tiver instrumentais,pensamentos lógicos,
quem for criativo e inovador.” (Jonofon Sérates, Isto É)
Objetivos
Objetivo Geral
O objetivo geral
deste projeto é uma contribuição para o desenvolvimento de novas estratégias de
ensino, que visam a melhoria no ensino da matemática. É claro, a melhoria do
ensino depende de inúmeros fatores e este projeto é apenas uma contribuição
pontual. Na nossa visão, várias ações devem ser consideradas para realizar esta
melhoria. Ente elas, este projeto propõe a adoção dos seguintes temas:
Ensino de Lógica e argumentação Lógica.
Desenvolver, nos estudantes, capacidade de análise crítica
de argumentos lógicos e, portanto, o aprimoramento do raciocínio lógico. Neste
contexto, os estudantes deverão aprender os fundamentos de Lógica e de
argumentação Lógica.
Vivenciar os conceitos adquiridos.
Incentivar os estudantes, à prática dos conceitos de Lógica
e argumentação Lógica.
Estimular a utilização, no dia-dia, da análise crítica de
argumentos e de resolução de problemas em geral.
Estímulo a atitudes pró-ativas no desenvolvimento do
raciocínio.
Estimular os estudantes a atitudes que possibilitam o
desenvolvimento do raciocínio, da criatividade.
Objetivos
específicos
Ensinar Matemática através de desafios;
Motivar o interesse e a curiosidade;
Ampliar o raciocínio lógico;
Desenvolver a criatividade;
Melhorar a interpretação de texto;
Propor idéias criativas;
Observar e perceber coisas que não são percebidas pelos
demais;
Aumentar a atenção e a concentração;
Desenvolver antecipação e estratégia;
Trabalhar a ansiedade;
Praticar as habilidades;
Melhorar o relacionamento aluno-aluno e aluno-professor;
Estimular a discussão e o uso de estratégias matemáticas:
Reduzir a descrença na autocapacidade de realização.
Justificativa
O ensino de
Matemática vem se tornando cada vez mais defasado em propostas que motivemos o
crescimento intelectual do aluno. E cada vez mais é exigido dele que pense e
apresente soluções para os mais variados problemas do cotidiano. Em decorrência
disso, faz-se necessário propor atividades periódicas que permitam que o aluno
aprenda a pensar, desenvolvendo e ampliando, assim, a sua habilidade de
raciocínio.
Metodologia
Para que o ensino
da Matemática contribua para a formação global do aluno, a qual tem como objetivo
maior a conquista da cidadania, é fundamental a exploração das suas habilidades
através de atividades que sejam significativas para o processo
ensino-aprendizagem. Foram selecionados 36 jogos de raciocínio lógico, de
níveis fácil, médio e difícil, que despertassem a curiosidade e proporcionassem
a interação entre os alunos e a discussão acerca dos resultados. Essas
atividades foram divididas semanalmente
com resolução individual usando
essa metodologia na resolução de exercícios de raciocínio, todos os envolvidos podem
estruturar e dar ordem ao seu pensamento, para que consiga atingir um nível de
abstração mais elevado. Durantes as aulas, os alunos foram desafiados a
resolverem os problemas de forma espontânea e sendo avaliados ao término de
cada atividade, proporcionando ao aluno um maior interesse pelas atividades
propostas.
Material usado
Peças do tangram;
Jogos de xadrez;
Palitos;
Moedas;
Cartolina;
Quebra- cabeças de madeira;
Jogos matemáticos;
Softwares matemáticos;
Laboratório de informática;
Cronograma de aplicação das atividades do projeto
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Torre de Hanoi
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Teste de QI
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Jogo dos pontos
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Jogo dos números
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Sudoku
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X doku
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Tangram
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xadrez
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Quebra cabeças de madeira
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Feira de matemática
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Meses de aplicação
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Fevereiro
|
X
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Março
|
X
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Abril
|
X
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Maio
|
X
|
|||||||||
Junho
|
X
|
X
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Julho
|
X
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|||||||||
Agosto
|
X
|
|||||||||
Setembro
|
X
|
|||||||||
Outubro
|
X
|
|||||||||
Novembro
|
X
|
|||||||||
Dezembro
|
X
|
Alguns jogos
aplicados
Torre de Hanói
Objetivo:
Passar as anilhas
entres os eixos de modo que as maiores se mantenham abaixo das menores.
Quebra- cabeças de
madeira
Objetivo:
Montar e desmontar
figuras de madeira com devidos encaixes.
Tangram
Objetivo:
Com as 7 peças do
tangram montar figuras geométricas, desenvolvendo a visão geométrica dos
alunos.
Jogo dos pontinhos
Objetivo:
Fechar o maior
número de quadrados unindo 2 pontos com um reta.
Sudoku
“X” doku
Objetivo:Colocar os
números de 1 à 9 seguindo a regra de que eles
não poderão se repetir na mesma
linha e na mesma coluna.
Xadrez
Objetivo:
Usando as regras
existentes de cada peça vencer o jogo através
do “xeque mate”.
Peão: anda para
frente e captura na diagonal;
Cavalo: ando em
forma de “L”;
Bispo: se movimenta
somente na diagonal;
Torre: movimenta-se
na vertical e horizontal;
Dama:
movimenta-se na vertical , horizonte e
diagonal;
Rei: movimenta-se
na vertical, horizontal e diagonal apenas uma casa de vez.
Teste de QI Japonês
Objetivo:
Atravessar
as pessoas para o outro lado do rio seguindo as regras:
|
1, No
máximo duas pessoas podem passar de cada vez
|
2, O
pai não pode ficar com nenhuma das meninas sem a presença da mãe
|
5, Só
os polícias e os pais podem conduzir a jangada
|
24 Peças
Objetivo:
Colocar os números em ordem usando o espaço
vazio para movimentar as peças.
Conclusão
É preciso propor
atividades que despertem o interesse do aluno pela Matemática para que as aulas
sejam muito mais aproveitadas, tanto pelos alunos como pelos professores.
Já que as
atividades de raciocínio são importantes, devemos ocupar um horário dentro do
Planejamento, de
modo a permitir que o professor possa explorar todo o potencial dos alunos, os processos
de solução, os registros e as discussões sobre possíveis caminhos que poderão
surgir. Os professores têm que parar de achar que estão lidando com máquinas,
computadores programados para receber milhares de informações ao mesmo tempo.
Pois é quase impossível se manter um computador funcionando quando este está
sobrecarregado de informações, pois o seu espaço de memória livre fica quase
nulo.
É preciso criar
oportunidades para um aprendizado mais significativo para o aluno, para que o processo
ensino-aprendizagem se efetive de modo satisfatório para professores e alunos.
O sucesso se constrói dia após dia. É preciso estudar sempre, buscar aprender
algo novo 24 horas por dia, todos os dias da semana. O desenvolvimento da
intuição, da percepção e do discernimento será cada vez mais requisitado aos
que pretendem se manter na posição de líderes. Assim, os professores precisam crescer
constantemente, acompanhar a evolução dos tempos, para atingir seus objetivos
como educadores. A culminância
desse projeto é a realização da “
FEIRA DE MATEMÁTICA” onde os alunos podem expor as atividades que foram
desenvolvidas durante todo o ano letivo.
“Se
não morre aquele que escreve um livro ou planta uma árvore,
com
mais razão não morre o EDUCADOR,
que
semeia vida e escreve na alma de seus educandos.”
(Bertold
Brecht)
Referências
Bibliográficas
Imenes, Luiz Márcio. Vivendo
a Matemática: Problemas Curiosos. Editora Scipione, 2001.
Tosatto, Cláudia Miriam
& Peracchi, Edilaine do Pilar Fernandes & Estephan, Violeta Maria.
Matemática: Idéias e
Relações. Editora Positivo, 2002.
http://www.exatas.hpg.ig.com.br/desafio.htm
http://www.portalmatematico.com
http://www.somatematica.com.br/desafios.php
PCN’s – Ensino Médio.
Apostilas Lógica – Concurso Público
– Editora Lógica I. N. C. LTDA.
1, No
máximo duas pessoas podem passar de cada vez
2, O
pai não pode ficar com nenhuma das meninas sem a presença da mãe
5, Só
os polícias e os pais podem conduzir a jangada
Conclusão
É preciso propor
atividades que despertem o interesse do aluno pela Matemática para que as aulas
sejam muito mais aproveitadas, tanto pelos alunos como pelos professores.
Já que as
atividades de raciocínio são importantes, devemos ocupar um horário dentro do
Planejamento, de
modo a permitir que o professor possa explorar todo o potencial dos alunos, os processos
de solução, os registros e as discussões sobre possíveis caminhos que poderão
surgir. Os professores têm que parar de achar que estão lidando com máquinas,
computadores programados para receber milhares de informações ao mesmo tempo.
Pois é quase impossível se manter um computador funcionando quando este está
sobrecarregado de informações, pois o seu espaço de memória livre fica quase
nulo.
É preciso criar
oportunidades para um aprendizado mais significativo para o aluno, para que o processo
ensino-aprendizagem se efetive de modo satisfatório para professores e alunos.
O sucesso se constrói dia após dia. É preciso estudar sempre, buscar aprender
algo novo 24 horas por dia, todos os dias da semana. O desenvolvimento da
intuição, da percepção e do discernimento será cada vez mais requisitado aos
que pretendem se manter na posição de líderes. Assim, os professores precisam crescer
constantemente, acompanhar a evolução dos tempos, para atingir seus objetivos
como educadores. A culminância
desse projeto é a realização da “
FEIRA DE MATEMÁTICA” onde os alunos podem expor as atividades que foram
desenvolvidas durante todo o ano letivo.
“Se
não morre aquele que escreve um livro ou planta uma árvore,
com
mais razão não morre o EDUCADOR,
que
semeia vida e escreve na alma de seus educandos.”
(Bertold
Brecht)
Referências
Bibliográficas
Imenes, Luiz Márcio. Vivendo
a Matemática: Problemas Curiosos. Editora Scipione, 2001.
Tosatto, Cláudia Miriam
& Peracchi, Edilaine do Pilar Fernandes & Estephan, Violeta Maria.
Matemática: Idéias e
Relações. Editora Positivo, 2002.
http://www.exatas.hpg.ig.com.br/desafio.htm
http://www.portalmatematico.com
http://www.somatematica.com.br/desafios.php
PCN’s – Ensino Médio.
Apostilas Lógica – Concurso Público
– Editora Lógica I. N. C. LTDA.
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