“Aprender para um adulto com experiência de
vida não é apenas integrar em esquemas de significado já dados; é informar,
mudar as concepções existentes do significado da vida de cada um, adquirindo,
então, novos significados ou confirmando os já existentes.
(Bolívar, 2002)
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é
uma modalidade específica da Educação Básica que se propõe a
atender um público ao qual foi negado o direito à educação, durante a infância
e/ou adolescência, seja pela oferta irregular de vagas, seja pelas inadequações
do sistema de ensino ou pelas condições socioeconômicas desfavoráveis.
São homens e mulheres, trabalhadores(as)
empregados(as) e desempregados(as) em busca do primeiro emprego;
filhos, pais e mães; moradores urbanos de periferias, favelas e vilas. São
sujeitos sociais e culturais, marginalizados nas esferas socioeconômicas e
educacionais, privados do acesso à cultura letrada e aos bens culturais e
sociais, comprometendo uma participação mais efetiva no mundo do trabalho, da
política e da cultura. Vivem no mundo urbano, industrializado, burocratizado e
escolarizado, em geral trabalhando em ocupações não- qualificadas. Trazem a
marca da exclusão social, mas são sujeitos do tempo presente e do tempo futuro,
formados pelas memórias que os constituem enquanto seres temporais.
São jovens e adultos que, quando
retornam à escola, o fazem guiados pelo desejo manifesto de melhorar de vida,
de viver um presente melhor. Retornam também por exigências ligadas ao mundo do
trabalho.
Para muitos, o certificado de conclusão do Ensino
Médio é condição para permanecer no emprego.
ESCOLAS QUE POSSUEM EJA
Município
|
Escolas
|
Alto Rio Novo
|
EEEFM Pastor Antonio Nunes de Carvalho
|
Baixo Guandu
|
EEEF Brasil
|
EEEFM Dr. Jones dos Santos Neves
|
|
EEEM Maria Helena Stein Merlo
|
|
Colatina
|
CEEJA Pedro Antonio Vitali
|
EEEFM Aristides Freire
|
|
EEEFM Geraldo Vargas Nogueira
|
|
EEEFM Lions Club de Colatina
|
|
EEEFM Profª Carolina Pichler
|
|
Itaguaçu
|
EEEFM Eurico Salles
|
Itarana
|
EEEFM Profª Aleyde Cosme
|
Marilandia
|
EEEFM Pe . Antonio Volkers
|
Pancas
|
EEEFM Arariboia
|
EEEFM Januario Ribeiro
|
|
EEEFM Sebastiana Grilo
|
|
São Domingos do norte
|
EEEFM São Domingos
|
.
O QUE O
JOVEM E ADULTO DEVE FAZER PARA TER ACESSO AOS
CURSOS DA MODALIDADE EJA
CURSOS DA MODALIDADE EJA
1- Nas Escolas da Rede Estadual de Ensino
Regular - O Jovem e Adulto com idade mínima entre 15 e 18 anos, que
desejarem iniciar ou retornarem os estudos, poderá procurar a Secretaria da
Escola e matricular-se no Ensino Fundamental ou Ensino Médio, sendo que o curso
será presencial.
2- Centro Estadual de Educação de Jovens e
Adultos (CEEJA) - As ações desenvolvidas pelos CEEJA compreendem:
Exame de Suplência e Cursos de Instrução Personalizada que compreende estudos
através de módulos, constituídos de apostilas. A metodologia de trabalho do
ensino de Educação Básica (Fundamental e Médio) onde a política educativa
desenvolvida pelo CEEJA compreende a flexibilidade em todo o processo
educativo: horário, tempo de permanência, calendário, frequência, organização
do trabalho, são levados em consideração a realidade do aluno, articulando o
tempo e a duração do curso de acordo com suas necessidades pessoais. Os CEEJA
funcionam com atendimento ininterrupto, com liberdade no período da matrícula,
não obrigatoriedade de frequência diária, disponibilidade de professores de
todas as áreas do conhecimento para esclarecer dúvidas, adaptando-se à
disponibilidade de tempo de cada aluno. As inscrições para os exames supletivos
poderão ser feitos pelos candidatos com 15 (quinze) anos completos, à conclusão
do Ensino Fundamental e 18 (dezoito) anos completos, para candidatos à
conclusão do Ensino Médio.
O Programa Brasil Alfabetizado – PBA Projeto
“Vivendo e Aprendendo” em parceria com as prefeituras visa reduzir o índice de
analfabetismo no Espírito Santo. O curso tem carga horária de 320 horas
proposta para ser desenvolvida no período de 08 meses, sendo 10 horas de estudo
semanais.
ESTRUTURAÇÃO DOS
SEGMENTOS E ENSINO MÉDIO
SEGMENTO/
ENSINO MÉDIO
|
ETAPA
|
REFERÊNCIA
|
1º Segmento
|
1ª, 2ª, 3ª e 4ª Etapas
|
Refere-se às séries iniciais do Ensino
Fundamental, ou seja, de 1ª à 4ª série.
|
2º Segmento
|
5ª, 6ª, 7ª e 8ª Etapas
|
Refere-se às séries finais do Ensino Fundamental,
ou seja, de 5ª à 8ª série.
|
Ensino Médio
|
1ª, 2ª e 3ª Etapas
|
Ensino Médio.
|
.
O Governo do Estado do Espírito Santo em
parceria com o MEC e a UFES continua a oferecer em 2014 para os professores
alfabetizadores, o PNAIC - Pacto
Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, uma formação com o objetivo de
assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os 8 anos de idade,
ao final do 3º ano do Ensino
Fundamental.
O poder público oportuniza ainda mecanismos
que promovam a participação de todos os envolvidos e amplia também a formação
para os gestores escolares de forma a garantir o acompanhamento e monitoramento
das ações do Pacto.
No dia 29 de março, na Escola Rubens
Rangel, em Colatina, deu-se início a formação de aproximadamente 80 professores que atuam nas turmas do
ciclo de alfabetização. A abertura do encontro, dentre outras atividades, foi
abrilhantada com a contação de história pela professora Luciana Bicalho da
Escola Alfredo Lemos, de Itaguaçu.
No final do mês de abril serão iniciadas as
atividades de formação para pedagogos e diretores das escolas que ofertam os
anos inicias do Ensino Fundamental e acreditamos que esse trabalho de formação
promoverá a reflexão da prática educativa e contribuirá para a troca de
experiências entre os profissionais que atuam na alfabetização.
DICAS DE COMO USAR AS TICS NOS PROJETOS DE FORMA INTERDISCIPLINAR:
ALFABETIZAÇÃO (PNAIC)
Alfabetização
ENSINAR E APRENDER
ENSINAR E APRENDER
EJA
ESCOLA NO CAMPO
EDUCAÇÃO PARA O TRANSITO
Jogo das placas
Cinto de segurança
Quiz
Cinto de segurança
Quiz
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
ENSINO RELIGIOSO
ENSINO RELIGIOSO
Nenhum comentário:
Postar um comentário