Olá! Seja bem-vindo(a) ao Blog do Núcleo de Formação Regional de Colatina-ES. Esse espaço é destinado para divulgação das ações desenvolvidas no NFR, SRE Colatina e nas Escolas.

Projetos da SEDU



“Aprender para um adulto com experiência de vida não é apenas integrar em esquemas de significado já dados; é informar, mudar as concepções existentes do significado da vida de cada um, adquirindo, então, novos significados ou confirmando os já existentes.
(Bolívar, 2002)

Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade específica da Educação Básica que se propõe a atender um público ao qual foi negado o direito à educação, durante a infância e/ou adolescência, seja pela oferta irregular de vagas, seja pelas inadequações do sistema de ensino ou pelas condições socioeconômicas desfavoráveis.

São homens e mulheres, trabalhadores(as) empregados(as) e desempregados(as) em busca do primeiro emprego; filhos, pais e mães; moradores urbanos de periferias, favelas e vilas. São sujeitos sociais e culturais, marginalizados nas esferas socioeconômicas e educacionais, privados do acesso à cultura letrada e aos bens culturais e sociais, comprometendo uma participação mais efetiva no mundo do trabalho, da política e da cultura. Vivem no mundo urbano, industrializado, burocratizado e escolarizado, em geral trabalhando em ocupações não- qualificadas. Trazem a marca da exclusão social, mas são sujeitos do tempo presente e do tempo futuro, formados pelas memórias que os constituem enquanto seres temporais.
São jovens e adultos que, quando retornam à escola, o fazem guiados pelo desejo manifesto de melhorar de vida, de viver um presente melhor. Retornam também por exigências ligadas ao mundo do trabalho.
Para muitos, o certificado de conclusão do Ensino Médio é condição para permanecer no emprego.

ESCOLAS QUE POSSUEM EJA

Município
Escolas
Alto Rio Novo
EEEFM Pastor Antonio Nunes de Carvalho
Baixo Guandu
EEEF Brasil
EEEFM Dr. Jones dos Santos Neves
EEEM Maria Helena Stein Merlo
Colatina
CEEJA Pedro Antonio Vitali
EEEFM Aristides Freire
EEEFM Geraldo Vargas Nogueira
EEEFM Lions Club de Colatina
EEEFM Profª Carolina Pichler
Itaguaçu
EEEFM Eurico Salles
Itarana
EEEFM Profª Aleyde Cosme
Marilandia
EEEFM Pe . Antonio Volkers
Pancas
EEEFM Arariboia
EEEFM Januario Ribeiro
EEEFM Sebastiana Grilo
São Domingos do norte
EEEFM São Domingos
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O QUE O JOVEM E ADULTO DEVE FAZER PARA TER ACESSO AOS
CURSOS DA MODALIDADE EJA

1- Nas Escolas da Rede Estadual de Ensino Regular - O Jovem e Adulto com idade mínima entre 15 e 18 anos, que desejarem iniciar ou retornarem os estudos, poderá procurar a Secretaria da Escola e matricular-se no Ensino Fundamental ou Ensino Médio, sendo que o curso será presencial.

2- Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA) - As ações desenvolvidas pelos CEEJA compreendem: Exame de Suplência e Cursos de Instrução Personalizada que compreende estudos através de módulos, constituídos de apostilas. A metodologia de trabalho do ensino de Educação Básica (Fundamental e Médio) onde a política educativa desenvolvida pelo CEEJA compreende a flexibilidade em todo o processo educativo: horário, tempo de permanência, calendário, frequência, organização do trabalho, são levados em consideração a realidade do aluno, articulando o tempo e a duração do curso de acordo com suas necessidades pessoais. Os CEEJA funcionam com atendimento ininterrupto, com liberdade no período da matrícula, não obrigatoriedade de frequência diária, disponibilidade de professores de todas as áreas do conhecimento para esclarecer dúvidas, adaptando-se à disponibilidade de tempo de cada aluno. As inscrições para os exames supletivos poderão ser feitos pelos candidatos com 15 (quinze) anos completos, à conclusão do Ensino Fundamental e 18 (dezoito) anos completos, para candidatos à conclusão do Ensino Médio.
O Programa Brasil Alfabetizado – PBA Projeto “Vivendo e Aprendendo” em parceria com as prefeituras visa reduzir o índice de analfabetismo no Espírito Santo. O curso tem carga horária de 320 horas proposta para ser desenvolvida no período de 08 meses, sendo 10 horas de estudo semanais.

ESTRUTURAÇÃO DOS SEGMENTOS E ENSINO MÉDIO

SEGMENTO/
ENSINO MÉDIO
ETAPA
REFERÊNCIA
1º Segmento
1ª, 2ª, 3ª e 4ª Etapas
Refere-se às séries iniciais do Ensino Fundamental, ou seja, de 1ª à 4ª série.
2º Segmento
5ª, 6ª, 7ª e 8ª Etapas
Refere-se às séries finais do Ensino Fundamental, ou seja, de 5ª à 8ª série.
Ensino Médio
1ª, 2ª e 3ª Etapas
Ensino Médio.


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O Governo do Estado do Espírito Santo em parceria com o MEC e a UFES continua a oferecer em 2014 para os professores alfabetizadores, o PNAIC - Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, uma formação com o objetivo de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os 8 anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino  Fundamental.
O poder público oportuniza ainda mecanismos que promovam a participação de todos os envolvidos e amplia também a formação para os gestores escolares de forma a garantir o acompanhamento e monitoramento das ações do Pacto.
No dia 29 de março, na Escola Rubens Rangel, em Colatina, deu-se início a formação de aproximadamente 80 professores que atuam nas turmas do ciclo de alfabetização. A abertura do encontro, dentre outras atividades, foi abrilhantada com a contação de história pela professora Luciana Bicalho da Escola Alfredo Lemos, de Itaguaçu.
No final do mês de abril serão iniciadas as atividades de formação para pedagogos e diretores das escolas que ofertam os anos inicias do Ensino Fundamental e acreditamos que esse trabalho de formação promoverá a reflexão da prática educativa e contribuirá para a troca de experiências entre os profissionais que atuam na alfabetização.

DICAS DE COMO USAR AS TICS NOS PROJETOS DE FORMA INTERDISCIPLINAR:


ALFABETIZAÇÃO (PNAIC)
Alfabetização 

ENSINAR E APRENDER

EJA

ESCOLA NO CAMPO

EDUCAÇÃO ESPECIAL

EDUCAÇÃO PARA O TRANSITO
Jogo das placas
Cinto de segurança
Quiz

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

ENSINO RELIGIOSO


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