Olá! Seja bem-vindo(a) ao Blog do Núcleo de Formação Regional de Colatina-ES. Esse espaço é destinado para divulgação das ações desenvolvidas no NFR, SRE Colatina e nas Escolas.

EEEFM Conde de Linhares

GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE COLATINA
EEEFM CONDE DE LINHARES

COORDENADORIA DE INFORMÁTICA


Endereço na internet: http://infoshow2013.com.br/

Finalidade do Projeto:
Promover um contato maior dos alunos do curso técnico em informática com situações reais vividas por profissionais da área. Aprofundar conhecimentos técnicos por meio de debates, exposições, apresentações de temas técnicos e pertinentes a atualidade.

Descrição do Projeto:
Os alunos do curso técnico em informática serão divididos em grupos de no máximo 5 integrantes;
Cada grupo terá um professor orientador para seu projeto. Uma vez que esse professor ficará responsável por sanar dúvidas durante o processo, bem como avaliar o grupo.
Além das matérias técnicas, qualquer outra disciplina que tiver uma sugestão de trabalho inovador e tecnológico poderá participar da feira.

Avaliação: Os trabalhos apresentados terão valor máximo de 10 pontos para as disciplinas técnicas. É importante ressaltar que, a nota obtida pelo aluno será registrada para todos os professores da área técnica.

Culminância: Os trabalhos dos alunos serão apresentados em data pré estabelecida (Novembro), em forma de feira para outros alunos da escola ou até mesmo para participantes de outras escolas que se sentirem motivados a participar.

Sugestões de Trabalhos:

Criação do Site ou Blog da escola para divulgar o evento.




Criação de um folder explicativo sobre o curso Técnico em Informática.

Segurança de Redes – Criptografia (Os alunos vão estudar sobre criptografia e pesquisar algoritmos que fazem esse tipo de trabalho)
Computação Forense – (Pesquisar sobre esse ramo da informática, apresentando conceitos, terminologias)

Projeto de Redes – Plantas Baixas (Os alunos serão incentivados a fazerem um projeto completo de redes, apresentando uma planta baixa confeccionada em algum software especifico para esse fim, com a disposição dos hardwares de rede, bem como especificações de equipamentos, mão de obra e etc)

Plantas Lógicas – (Os alunos serão incentivados a fazerem o projeto lógico de redes, selecionando projetos específicos, trabalhando com a questão das licenças de software, custo, distribuição de links de internet e etc)

Montagem física de uma pequena rede de computadores – (alguns computadores (poucos), serão conectados utilizando cabos para demostrar como montar e configurar uma rede de computadores)

Hardware- Cluster (Os alunos serão incentivados a montar um cluster onde vão trabalhar com a questão da distribuição do processamento de atividades em várias máquinas).

Evolução dos Processadores – (Catalogação e exposição de processadores antigos, com configurações de cada modelo)

Software- Evolução de softwares (Exposição de softwares antigos Win 95, 98)

Tecnologia Assistiva – (Softwares para autistas, Softwares para deficientes visuais dosvox)
Apresentação desses softwares de forma interativa, mostrando as ferramentas e as funcionalidades.

Sistemas de Informação em Saúde – (apresentar as principais propostas de softwares para a área da saúde).

Moodle – Apresentação do sistema bem como demonstração das ferramentas e etc.

Banco de Dados- Montagem de um banco de dados em cima de uma situação real.

Lixo Eletrônico – Destinação correta, danos causados ao meio ambiente e a saúde devido à má destinação desses resíduos. Reciclagem (Decoração Natalina da escola).

Disciplinas Envolvidas:
Todas as disciplinas técnicas do curso de informática e as disciplinas de química, geografia, inglês, história, língua portuguesa, biologia e arte.

Número de alunos envolvidos no projeto:

Turmas
Matutino
Vespertino
Noturno
1ª série
75
35
-
2ª série
51
20
-
3ª série
33
11
20
Subsequente
-
-
17

Total de alunos envolvidos: 262











Nenhum comentário: