Olá! Seja bem-vindo(a) ao Blog do Núcleo de Formação Regional de Colatina-ES. Esse espaço é destinado para divulgação das ações desenvolvidas no NFR, SRE Colatina e nas Escolas.

Destaques


10 FERRAMENTAS GRATUITAS PARA ALUNOS SE PREPARAREM PARA PROVA E REDAÇÃO DO ENEM
O iG Educação garimpou alguns dos mais populares aplicativos, plataformas e sites que podem ser usados pelos alunos que se preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). São recursos em vídeo, áudio, dicas sobre redação, simulados e uma infinidade de videoaulas, tudo com livre acesso.
Fonte: iG


ESCOLA INCENTIVA ALUNOS A CRIAREM JOGOS SOBRE A HISTÓRIA DAS COPAS
No Colégio Santa Maria, em São Paulo, alunos do 7º e 9 anos estão desenvolvedo projetos com o tema Copa do Mundo a partir de softwares chamados manager, que tem versões disponíveis na internet. http://noticias.r7.com/educacao/escola-incentiva-alunos-a-criarem-jogos-sobre-a-historia-das-copas-31052014
Fonte: R7 

PETROBRAS LANÇA REVISTA GRATUITA PARA PROFESSORES E ESTUDANTES
A Petrobras, em parceria com a editora Mol, lançou a Petrobras Conhecer, uma revista sobre tecnologia, ciência, pesquisa, energia e inovação voltada para professores e estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e ensino médio. A intenção da revista é estimula o interesse desse público por temas ligados à indústria de energia e tecnologia em geral, de forma lúdica e criativa. 
Fonte: Brasil Escola 


PLATAFORMA 'CURRÍCULO+' OFERECE RECURSOS DIGITAIS A PROFESSORES DE TODO O PAÍS
Professores, educadores, alunos e membros da comunidade escolar de todo o Brasil, interessados em usar a tecnologia em favor da aprendizagem, têm agora acesso livre aos conteúdos da plataforma Currículo+. Lançada oficialmente pela Secretaria da Educação do Governo do Estado de São Paulo (SEE) nesta terça-feira (27), o portal conta com mais de 1.300 recursos digitais pedagógicos mapeados. O acesso ao conteúdo de vídeos, áudios, simuladores, infográficos, jogos, aplicativos e outros recursos educacionais complementares ao ensino é gratuito. 
http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/2014-05-27/governo-de-sp-lanca-portal-que-aproxima-recursos-digitais-de-professores-do-pais.html
Fonte: iG


ESTATÍSTICAS, ESTUDOS E PESQUISAS

ESTUDO REVELA QUE BRASIL ELEVA ESCOLARIDADE E QUALIDADE DO ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Os brasileiros têm estudado e aprendido mais. A conclusão faz parte do relatório Indicadores de Desenvolvimento Brasileiro 2001-2012, lançado nesta terça-feira, 27, em Brasília. O diretor de estatísticas educacionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Carlos Eduardo Moreno, explicou que os indicadores educacionais resumem os avanços sociais conquistados pelo Brasil desde 2001. http://portal.mec.gov.br/index.phpoption=com_content&view=article&id=20468:estudo-revela-que-brasil-eleva-escolaridade-e-qualidade-do-ensino-na-educacao-basica&catid=211&Itemid=86
Fonte: MEC


MEC LANÇA PRÊMIO E DESTACA NECESSIDADE DE VALORIZAÇÃO DE DOCENTES
O Ministério da Educação (MEC) lançou hoje (27) a oitava edição do Prêmio Professores do Brasil. A competição oferece R$ 6 mil às iniciativas que contribuem para a melhoria da educação básica no país. http://www.ebc.com.br/educacao/2014/05/mec-lanca-premio-e-destaca-necessidade-de-valorizacao-de-docentes
Fonte: EBC


NOTÍCIAS GERAIS
PORTAL REÚNE DADOS SOBRE CRIANÇAS E ADOLESCENTES FORA DA ESCOLA
Mais de 3,8 milhões de crianças e adolescentes entre 4 e 17 anos estão fora da escola. Esse é o alerta da página inicial do portal Fora da escola não pode! do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em parceria com a Campanha Nacional pelo Direito à Educação. O portal foi apresentado hoje (27) no 6º Fórum Nacional Extraordinário dos Dirigentes Municipais de Educação.
http://www.ebc.com.br/educacao/2014/05/portal-reune-dados-sobre-criancas-e-adolescentes-fora-da-escola
Fonte: EBC


PEDAGOGIA E EXPERIÊNCIAS


CONHEÇA AS BARREIRAS QUE AFASTAM A INOVAÇÃO DA EDUCAÇÃO
Mesmo com diversas tecnologias que podem melhorar a experiência do aluno com o aprendizado, algumas instituições sentem dificuldade para "abraçar" a inovação e trazê-la para as salas de aula. A seguir, confira quais são as barreiras mais comuns que impedem as inovações de influenciarem na educação.
Fonte: Universia Brasil



VEJA QUAIS SÃO AS MAIORES TENDÊNCIAS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO
Com a tecnologia em constante avanço, diversas são as mudanças que ocorrem em vários setores presentes em nosso dia a dia. Uma das áreas que passa por essas modificações é a da educação. O modelo de aprendizado tem diferenças perceptíveis e por isso é importante saber exatamente de que maneira isso tem ocorrido para que seja possível se acostumar a esse novo padrão e então tirar proveito das inovações.
Fonte: Universia Brasil



REDES SOCIAIS: VEJA COMO PROFESSORES PODEM UTILIZÁ-LAS NAS AULAS
Você se sente preso ao passado quando pensa nas suas aulas? A tecnologia mudou nossas vidas de diversas 
formas e está cada vez mais presente nas escolas. Veja, a seguir, 9 formas diferentes de como professores podem usar as redes sociais para tornar as suas aulas mais interativas
Fonte: Universia Brasil
  



ESPECIALISTA INDICA 10 FILMES PARA ESTIMULAR EMPATIA
(...) Em outras palavras, o cinema pode nos ajudar a desenvolver empatia, como explica o especialita norte-americano Brady Norvall. “Isso [a experiência do cinema] desenvolve a empatia e melhora a nossa percepção do outro. Os jovens precisam ser capazes de se comunicar efetivamente sobre suas emoções, sentimentos e
 medos. É importante mostrar histórias de outras pessoas que fizeram coisas diferentes e se deram bem, assim como exemplos que podem nos inspirar.”
Fonte: Porvir


SENADO APROVA PROJETO QUE DIFICULTA FECHAMENTO DE ESCOLAS RURAIS
O plenário do Senado aprovou hoje (26) um projeto de lei complementar (PLC) que dificulta o fechamento de escolas rurais, indígenas e quilombolas. O texto do PLC 98/2013 altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) para “fazer constar exigência de manifestação de órgão normativo do sistema de ensino” para o fechamento desse tipo de escola.
Fonte: EBC


MATEMÁTICA PARA TODOS
(...) O caminho para reverter esse cenário não é fácil, mas, segundo a professora de Matemática Justina Motter Maccarini, integrante da equipe central de Coordenação da Matemática na Rede Municipal de Educação de Curitiba (PR), é preciso aproximar a matéria do cotidiano das crianças e dos adolescentes para procurar melhorar os índices de desempenho dos estudantes.
Fonte: Profissão Mestre
  



COMO PROFESSORES PODEM SE PREPARAR PARA O FUTURO
O mundo tem passado por mudanças em diversos setores, como na tecnologia, nos costumes ou nas crenças, e as escolas não poderiam ficar para trás. O modo como professores interagem com alunos mudou e deve continuar mudando nos próximos anos. Mas, afinal, como professores podem se preparar para o futuro?
Fonte: Universia BR


A PROGRAMAÇÃO É A LINGUAGEM DO SÉCULO 21
Que as tecnologias chegaram em nossas vidas para ficar, ninguém mais duvida. Agora, qual o futuro das inovações e como vamos interagir com elas é um tema que está sendo bastante debatido. Especialistas já apontam a programação como a linguagem do futuro e ferramentas que ensinam a codificar estão ganhando cada vez mais espaço. É o caso da Codecademy, plataforma on-line que oferece aulas gratuitas de codificação em linguagens de programação.
Fonte: Porvir



BIBLIOTECA: UM LUGAR SEM SENTIDO
Brasileiro não gosta de ler. Na era digital, o livro é dispensável. Bi­blioteca é lugar para onde vai quem está de castigo. Inevitavelmente imerso na cultura de desvalorização da leitura e na relação do brasileiro com o objeto livro, o ambiente escolar é o local em que chavões como esses convivem com a falta de acesso a espaços compartilhados de leitura. Como, então, a escola consegue cumprir seu papel de propulsora da democratização da cultura leitora no Brasil?
Os números falam por si: mais de 15 milhões de alunos brasileiros estudam em escolas sem bi­bliotecas, um equipamento bá­si­co. Entretanto, práticas inovadoras mostram como este ambiente pode ser integrado às ações pedagógicas e aos espaços de convivência dos alunos nas escolas.

CONHEÇA AS 12 TENDÊNCIAS TECNOLÓGICAS MAIS IMPORTANTES NA EDUCAÇÃO

Assim como qualquer área, a tecnologia também começou a invadir a educação. Mesmo que esse fenômeno traga centenas de novidades para o aprendizado, existem 12 tendências da tecnologia na educação que todo professor deve saber.
Fonte: Universia



DESCUBRA COMO LIDAR COM UMA CLASSE DIFÍCIL
O sonho de todo o professor é ter a sala de aula cheia de alunos engajados e atentos ao conteúdo passado. Porém, nem sempre isso acontece. Não é incomum encontrar classes com estudantes desmotivados e desinteressados. O que fazer nessa situação?
Fonte: Universia



COM APOIO DO GOOGLE, OPPIA TRAZ ENSINO INTERATIVO
Apoiado pelo Google, estreou o Oppia, um site educacional com foco na interatividade. O Oppia é um projeto de código aberto onde qualquer pessoa pode criar ou acessar atividades de ensino.
Fonte: O Estado de São Paulo





SITES OFERECEM CURSOS GRÁTIS DE INGLÊS E MATEMÁTICA EM VÍDEO
(...) O site possui um arquivo de 30 mil provas e gabaritos e teve 110 mil visitas só em fevereiro de 2014. Vandeir é o único professor do Calcule Mais e faz todos os vídeos no mesmo formato desde o início, escrevendo na lousa enquanto explica. O acesso ao Calcule Mais é gratuito e não é necessário fazer nenhum cadastro para acessar o material disponibilizado.
(...) O Você aprende agora.com oferece vídeo-aulas de inglês gratuitas.
Fonte: Terra


CONFIRA 20 PONTOS-CHAVE PARA A EDUCAÇÃO DO SÉCULO XXI
O que deve mudar na educação para que esta se adapte às necessidades sociais, econômicas e tecnológicas do século XXI? Que papel professores, famílias e os próprios estudantes devem assumir para responde às novas demandas que se apresentam? Foi pensando neste desafio que a Fundação Telefônica elaborou um grande documento orientador a partir de 18 meses de debates abertos em nove países da Ibero-América.
Fonte: Aprendiz






Educação do Espírito Santo em primeiro lugar no País


03/12/2013 - 18:33

A Educação do Espírito Santo está em primeiro lugar no País. O Estado apresentou o melhor desempenho entre as unidades da federação no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) 2012, conforme dados apresentados nesta terça-feira (03), pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), grupo que inclui nações ricas.
O exame, aplicado em 65 países, avalia conhecimentos em leitura, matemática e ciências com alunos de 15 anos. O Espírito Santo passou do 6º lugar, em 2009, para a primeira colocação no ano passado.
“Esse é um resultado muito significativo, não apenas por termos alcançado o primeiro lugar, mas, sobretudo, por termos avançado em todas as áreas. Os dados indicam que as políticas públicas adotadas estão contribuindo para melhorar a qualidade do ensino”, ressaltou o secretário de Estado da Educação, Klinger Barbosa Alves.
A média do Espírito Santo nas três áreas passou de 414 para 423, no período de três anos. Em leitura, o avanço foi de 423,6 para 427; em matemática, de 397,3 para 414; e, em ciências, de 421,3 para 428, cuja área de conhecimento foi a que apresentou o melhor resultado entre todos os estados do País.
Entre outras ações, o secretário atribui o bom desempenho do Espírito Santo à política de capacitação dos professores, como o Multicurso Matemática e a formação na área de Ciências, com a criação de cadernos de experimentos, e a programas e projetos que visam o reforço de aprendizagem e a correção de distorção idade-série.
Klinger Barbosa Alves observou ainda que o resultado também é fruto do empenho de professores, equipe pedagógica e de gestão que buscam fazer o processo de ensino e aprendizagem diferenciado, mas lembrou que a busca por melhorias na qualidade do ensino deve ser permanente e que o trabalho está apenas no início.
Em relação ao resultado do Brasil, Klinger Barbosa Alves aponta que o País também apresentou crescimento em todas as áreas no comparativo com a avaliação de 2009, embora tenha perdido algumas posições no ranking.
“Isso demonstra que alguns países avançaram mais, porém precisamos ter muita cautela ao comparar o Brasil a outros países porque nosso sistema educacional ainda está em formação.
Nosso vizinho Uruguai, por exemplo, há mais de um século está com todas as crianças na escola, enquanto o Brasil ainda está nesse processo de garantir o acesso”, concluiu o secretário.

Informações à Imprensa:
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Rovena Storch/ Aline Nunes/Gustavo Rosa
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A 10ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia reuniu escolas de todo o Estado para a apresentação das atividades desenvolvidas com o tema “Ciência, Saúde e Esporte”. 

 O objetivo do evento é mobilizar a população, em especial crianças, adolescentes e jovens, em torno de atividades de ciências, tecnologia e inovação a fim de valorizar a criatividade na elaboração e execução dos projetos. Outra meta é propiciar o debate sobre estratégias e mudanças necessárias para a implantação de uma economia verde.

 As atividades têm a coordenação da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho (Sectti), junto com a Secretaria de Estado da Educação (Sedu).










Projeto: Bola Interativa
EEEFM “Alto Jatibocas” - Itarana-ES
Professor: Idolindo Gabrecht
Alunos: Anderson Herzog Mendes de Oliveira, Ismael Grünewald,Raislei H. Binow

Para nós a Semana de Ciência e Tecnologia foi um momento de ensino aprendizagem, pois repassamos nosso conhecimento a outras pessoas, e ao mesmo tempo fizemos novas descobertas.
Na nossa Escola sempre desenvolvemos trabalhos científicos voltados à sustentabilidade e de baixo custo. Porém, se nossos projetos são exibidos somente no âmbito escolar os mesmos não teriam efeito, pois o público que se atinge é muito restrito.  E sendo assim, a Semana de Ciência e Tecnologia é perfeita para a difusão dos mesmos, pois conseguimos transmitir a nossa idéia a milhares de pessoas num único evento, possibilitando resultados imediatos.






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