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EEEFM Geraldo Vargas Nogueira


EEEFM GERALDO VARGAS NOGUEIRA

Ficha de Inscrição do Projeto/Sequência Didática

Nome do Projeto/Sequencia Didática: Meu município meu Brasil
Professor: Eloiza Comério
Disciplina em que atua: Arte
Série: 1ª Ensino Médio
Escola: EEEFM “Geraldo Vargas Nogueira”                                          
Diretor: Cristiana Alice Pontes Estevão
Pedagogo: Marcella Simonetti Pasolini e Vagner Candido
Público alvo
Alunos da segunda série do Ensino Médio

Breve Apresentação (justificativa e objetivos)
A partir da formação continuada “Oficinas Artísticas de Cinema”, uma parceria do Serviço Social do Comércio (SESC) e Secretaria da Educação do Espírito Santo, buscamos desenvolver um projeto de caráter interdisciplinar com a proposta de promover a inserção da Arte como área de conhecimento da linguagem estabelecendo um diálogo com a disciplina Sociologia. A proposta de trabalho foi proporcionar observações e reflexões acerca de instituições sociais organizadas surgidas nos últimos tempos na sociedade colatinense, reconhecendo a sua importância e função coletiva.
Explorando recursos audiovisuais, bem como os gêneros cinematográficos foram realizados documentários com os temas: prostituição, gravidez na adolescência, idosos, drogas, saúde pública, cultura, entre outros. Para desenvolver este trabalho, utilizamos a metodologia de pesquisa de campo e como instrumento de coleta de dados, foram realizadas entrevistas.

O projeto apresentou os seguintes objetivos:
Fomentar a inserção da Arte como área de conhecimento da linguagem estabelecendo um diálogo com outras áreas do conhecimento;
Fomentar a inserção das disciplinas Arte e Sociologia e as possibilidades que apresenta como leitura de mundo;
Produzir mídias alternativas (vídeo documentários);
Promover estudos de casos e debates envolvendo as temáticas estudadas;
Possibilitar o uso crítico e criativo das mídias;
Incentivar a pesquisa e a investigação dos espaços públicos possibilitando uma leitura critica do mundo;
Construir a identidade social e politica de modo a viabilizar o exercício da cidadania plena em nível macro e micro;
Produzir novos discursos sobre as diferentes realidades sociais a partir das observações e análises realizadas.

Durante a realização deste trabalho, exploramos os seguintes Descritores PAEBES de Língua Portuguesa:

D05 - Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto, etc.).
D20  - Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema.
D11 - Estabelecer relação de causa/consequência entre partes e elementos do texto.

Habilidades e competências da Matriz de Referência do ENEM explorados no projeto:
Competência- Aplicar as tecnologias da comunicação e da informação na escola, no trabalho e em outros contextos relevantes para sua vida.
H1 - Identificar as diferentes linguagens e seus recursos expressivos como elementos de caracterização dos sistemas de comunicação.
Competência - Compreender a arte como saber cultural e estético gerador de significação e integrador da organização do mundo e da própria identidade.
H12 - Reconhecer diferentes funções da arte, do trabalho da produção dos artistas em seus meios culturais.
H13 - Analisar as diversas produções artísticas como meio de explicar diferentes culturas, padrões de beleza e preconceitos.
Competência - Compreender os elementos culturais que constituem as
Identidades.
H1 - Interpretar historicamente e/ou geograficamente fontes documentais acerca de aspectos da cultura.
H4 - Comparar pontos de vista expressos em diferentes fontes sobre determinado aspecto da cultura.
Competência - Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais.
H11 - Identificar registros de práticas de grupos sociais no tempo e no espaço.
H12 - Analisar o papel da justiça como instituição na organização das sociedades.
H15 - Avaliar criticamente conflitos culturais, sociais, políticos, econômicos ou ambientais ao longo da história.

Disciplinas com as quais o projeto / sequência didática dialoga

Arte e Sociologia.

Descrição Técnica / cronograma (descritivo das etapas)
Durante o período de realização do Projeto, dividimos o direcionamento das atividades entre os professores de cada disciplina.
Coube ao professor de Arte: Explorar a linguagem audiovisual (elementos da linguagem cênica e digital - produção, fotografia e edição das imagens e reportagens documentadas); elencar os temas sociais junto aos alunos a partir da análise da obra de arte “2ª classe”, de Tarsila do Amaral e do filme (gênero documentário) ‘Ilha das Flores’ de Jorge Furtado, que retrata a realidade atual, tendo como enfoque seus problemas de ordem sociais econômicas e culturais; e realização dos roteiros das entrevistas junto aos alunos.
Ao professor de sociologia, coube: Explorar as incumbências das instituições sociais de atuação coletiva; explicar a importância e formação das instituições em diferentes guetos sociais; fomentar grupos de discussão em sala de aula.

Desenvolvimento: divisão dos grupos de trabalho; elaboração do roteiro de entrevista; pesquisa de campo; análise e edição dos dados coletados; formação de grupos de discussão; apresentação dos resultados.

Produto final do projeto: elaboração de vídeos documentários e trabalho escrito  no formato de linguagem jornalística, respeitando as normas da Associação Brasileira de Normas Técnica (ABNT).

Recursos utilizados
Câmera fotográfica, filmadora, celular, papéis diversos, computador, DVD, TV Multimídia, Lied, QDI, quadro branco.

Resultados Esperados
Identificação dos gêneros cinematográficos diversos.

Produção de documentário.
Identificação das instituições sociais do município de Colatina/ES.

Resultados Alcançados
Visão critica da realidade social presente nos documentários e nos relatos dos alunos.
Posicionamento critico diante dos processos sociais, utilizando argumentos consistentes, tomadas de decisões e resoluções de problemas.
Identificação e utilização dos gêneros cinematográficos.












Ficha de Inscrição do Projeto/Sequência Didática
Nome do Projeto/Sequencia Didática: 100 anos de Gonzaga
Professor: Larissa Mineiro Moura
Disciplina em que atua: Arte
Série: 1ª série EF
Escola: EEEFM “Geraldo Vargas Nogueira”
Diretor:Cristiana  Alice Pontes Estevão
Pedagogo: Marcella Simonetti Pasolini e Vagner Candido

Público alvo
Alunos da 1ª e 2ª série do Ensino Médio

Apresentação
Tendo como referências as orientações do Currículo Básico das Escolas Estaduais da Rede Estadual de Ensino do Espírito Santo no que diz respeito a área de Linguagens e Códigos, buscamos desenvolver um projeto de caráter interdisciplinar envolvendo a temática “Centenário de Luiz Gonzaga”. Este trabalho teve como referência o resgate da cultura brasileira em seus diferentes tempos e espaços como também a influência de Luiz Gonzaga no processo de formação da cultura popular brasileira.

Objetivos Gerais:
Resgatar as origens dos ritmos e da cultura popular brasileira.
Comemorar o centenário de Luiz Gonzaga por meio de pesquisa sobre vida e obra do artista com realização de instalações contemporâneas.

Objetivos Específicos:
Articular as diferentes linguagens, compreendendo como produção cultural, inseridas nos seus diversos e tempos em suas múltiplas formas de manifestação.
Incentivar a busca de conhecimentos por novas culturas promovendo um resgate cultural das tradições populares.
Utilizar diferentes linguagens e tipologias textuais.

Habilidades da Matriz do ENEM desenvolvidos no projeto:

H12 - Reconhecer diferentes funções da arte, do trabalho da produção dos artistas em seus meios culturais.
H13 - Analisar as diversas produções artísticas como meio de explicar diferentes culturas, padrões de beleza e preconceitos.
H20 - Reconhecer a importância do patrimônio linguístico para a preservação da memória e da identidade nacional.

Descritores do PAEBES de Língua Portuguesa desenvolvidos no projeto:
D01 - Localizar informações explícitas em um texto.
D03 - Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
D04 - Inferir uma informação implícita em um texto.
D12  -  Identificar a finalidade de textos de gêneros diferentes.
D23 - Identificar o gênero de textos variados.
D20 - Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema.

Disciplinas com as quais o projeto / sequência didática dialoga
Arte  e Língua Portuguesa.

Metodologia
Foi realizado estudos da biografia de Luiz Gonzaga e da cultura nordestina com as turmas de 1ª e 2ª séries do Ensino Médio.

Atividades das séries:
1ª série - Literatura de cordel, instalações, apresentação de Flash Mob e  Pinturas Vivas.
2ª série - Produção de instalações com elementos da cultura nordestina, bem como artigos (indumentárias e instrumentos musicais) que lembrem a vida e obra de Luiz Gonzaga.

Produto final do projeto: pinturas vivas, instalações, apresentação Flash Mob, exposição de Literatura de Cordel.

Recursos utilizados
Câmera fotográfica, papéis diversos, TV Multimídia, QDI, Laboratório de Informática, miçangas, CDs, indumentárias, TNT, tinta Spray, quadro branco, entre outros.

Resultados Esperados
Possibilitar experiências com as diferentes manifestações da linguagem visual, bem como a variedade de ideias, culturas e formas de expressão, reconhecendo nessas manifestações as marcas da cultura brasileira.

Resultados Alcançados
Estudo das origens da cultura popular brasileira e da formação da sua identidade histórico cultural, criando espaços de vivências e cultivos de experiências de múltiplas linguagens artísticas e cultural.





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